20 de março de 2015

Resenha |•| Divergente

Divergente - Livro 1
Autor(a): Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 502
Avaliação:  ♥♥♥♥♥ (Ótimo)

Depois de enfrentarem diversas guerras e conflitos, os indivíduos de uma Chicago futurística chegaram à conclusão de que a culpa pela humanidade não conseguir viver em paz é da personalidade das pessoas e predisposição para fazer o mal. Por isso eles se separaram em facções com o intuito manter as coisas em ordem e desarraigar as particularidades que acreditavam ser responsável pelo caos global.

Assim, se formaram cinco facções: a Amizade, da qual os membros culpavam a agressividade; a Erudição que culpava a ignorância; a Franqueza que culpava a duplicidade; a Abnegação que acusa o egoísmo; e ainda a Audácia que condena a covardia.
“A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela.” – pág 111
Beatrice Prior é uma jovem de 16 anos, que precisa tomar a maior decisão de sua vida: escolher em qual facção irá passar o resto da vida, ela cresceu na Abnegação. E junto com os demais jovens de sua idade deverão decidir se irão continuar na mesma facção que nasceram ou se vão trocar de fação – deixando para trás a família e os amigos. Já que, a facção vem antes do sangue.

Mas para isso, todos os jovens precisam fazer um teste direcional com o intuito de esclarecer qual facção eles têm mais afinidade. No entanto, Beatrice não se ajusta em uma facção e assim, descobre que é Divergente, por não pensar como os demais e não pode ser controlada – ela passa a correr bastante perigo.

Sem saber ao certo em qual fação realmente pertence, Beatrice prefere pertencer a Audácia. Mas não basta escolher a fação para fazer parte dela, para isso Beatrice vai precisar passar por um procedimento de iniciação severo e arriscado. Que consistem testes físicos, mentais e emocionais, quem falhar ira se tornar um sem-facção, a escória da sociedade. Isso, se sobreviverem...

É nesse senário que conhecemos Quatro, um dos responsáveis por treinar os iniciandos, ele acaba intrigando bastante Tris, causando sentimentos bem conflitantes nela. Quatro é bastante complexo.

Enquanto Tris tanta compreender quais são os riscos em ser Divergente, ainda tem que completar a iniciação da Audácia. E nessa sua nova faze ela conhece novos amigos, além de descobrir que está rodeada de inimigos e acida de tudo, precisa sobreviver.

Acho que todos já ouviram falar de Divergente, assim como muitos livros ele se encontrava na minha lista de leituras desejadas só a titulo de curiosidade. Mas depois que assisti ao filme, e me encantei, o livro passou a fazer parte das leituras que eu precisava fazer.

Claro que ler depois de já ter assistido o filme não é igual e nem causa o mesmo efeito. Apesar de já conhecer toda a história o livro me agradou bastante. Primeiramente por se tratar de uma distopia, um dos meus gêneros prediletos. Mas Divergente não foca tanto no contexto social, ele trata principalmente sobre Tris. Todas as descobertas que ela vai fazendo de sua sociedade, das pessoas e dela mesma. O foco principal é sua divergência.

Ainda não tive oportunidade de ler os demais livros da série, mas acredito que a questão social irá ser bem mais explorada nos outros volumes. Se você ainda não leu pensando que era uma copia de Jogos Vorazes, já te digo que não é por isso leia e se só ficou no filme, te convido a conhecer a narrativa, pois tem muita coisa bacana e esclarecedora que você não vai encontrar no filme. 

29 comentários :

  1. Eu também achei Divergente ótimo, li em dois dias e fiquei infernizando a vida de todo mundo falando o quão lindo e maravilhoso ele era e que eu precisava comprar os outros dois livro. Insurgente já foi um pouco menos 'emocionante' e infelizmente me decepcionei com o último livro da série. A decepção foi tão grande que eu queria até trocar os livros para não precisar mais olhar para eles. hahaha'

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. não curto muito distopia então passo esse livro!!!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi! Vi que curtiu o livro, pra mim é o melhor da trilogia... Mas confesso que ela ( a trilogia) como um todo não funcionou muito pra mim... não me convenceu em vários pontos... Espero que a leitura da seria seja mais prazerosa pra vc!
    Bj
    Expressão Moda & Literatura

    ResponderExcluir
  4. Depois de eu ter assistido ao filme me bateu uma vontade enorme de ler. Assim que eu puder comprar vou ler. Enquanto isso espero poder ir assistir Insurgente, mesmo não tendo lido nenhum dos livros ainda. haha

    Beijos,O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adoro a trilogia e Divergente é, na minha opinião o melhor dos três livros! Dos três livros, o que menos me agradou foi Insurgente, mas a trilogia em si, é demais! Espero que goste dos outros livros!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiiii, ainda não tive a oportunidade de ler essa serie, não por falta de tempo mas porque não achei muito boa a história, mas o que tem de comentários bons sobre ele, é de mais, kkk

    Dá Uma Passadinha Por Lá: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Louca pra ler este livro!!

    Curta:
    https://www.facebook.com/BLOGAngelP?fref=ts

    Insta:
    @angelpoubel

    Big Kiss ;*
    www.angelpoubel.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ângela, tudo bem?
    Apesar de essa ser uma trilogia muito aclamada pelo público, eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros.
    Ainda tenho interesse em lê-los e por conta disso até hoje não assisti aos filmes.
    Espero em breve poder realizar essa leitura e gostar do livro tanto quanto você!
    Espero também que você goste bastante dos próximos livros da trilogia!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Adoro a série Divergente, sofri com o final de convergente haha, eu gostei bastante o filme, claro que tinha partes faltando, mas eu gostei mesmo assim. Sua resenha ficou ótima!
    Beijos - www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Apesar de ser uma distopia que tem uma gama de fãs, para mim, não foi nada de espetacular. Sim é bom. Mas não passou a ser um querido como outros do mesmo gênero. Estou presa no insurgente pelo simples fato de saber o final do Convergente. Perdi a vontade por enquanto!
    Bjs
    oqueeuanddolendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olha eu também como você assisti o filme primeiro, mas ainda não li a série DIVERGENTE. Espero ter a oportunidade de ler logo, porque todos falam muito bem dessa distopia e para vc ter uma ideia até hoje eu só li mesmo THE 100 e as mais famosas eu ainda nem peguei =x Vergonhoso né? Mas eu ainda irei ler com toda certeza e espero gostar bastante.

    Parabéns pela sua resenha, pois gostei da maneira que você abordou sobre a história =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/primeiras-impressoes-mais-pura-verdade.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga quando puder venha conferir a resenha nova
      E quando atualizar me chama

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-labirinto-de-espelhos.html

      Excluir
  12. Que coincidência!
    Esta é a segunda resenhar sobre Divergente que eu leio hoje XD
    Eu amei a série. Também sou fã de distopias e sempre que sai uma meus olhos ficam brilhando rsrsrs
    Ainda não assisti aos filmes, estou com preguiça e como já sei o final da saga fico meio que adiando para assistir ao filmes :(
    Bjuxxxxxxx

    ResponderExcluir
  13. Vi o filme, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro que deve ser fantástico.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  14. Só assisti ao filme, gostei, mas não tanto assim. Adorei sua resenha e confesso que até deu vontade de ler Divergente ^^

    E quem sabe eu o faça, já está na lista mesmo, haha.

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. É uma vergonha pra mim, ainda não ter lido Divergente, sério. Já estreou o 2º filme e eu ainda nem água... Adorei a resenha pois to afim de ler mais distopias.
    Já to acompanhando :)

    http://www.chamandoumleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiie..
    nunca li o livro,
    mais já vi o filme, e gostei bastante do filme
    mesmo sabendo que não é a mesma coisa, rs

    beeeijinhos

    http://feminicescorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oláa, li os três filmes antes do livro e posso dizer que gostei só do primeiro filme, mas quanto aos livros, é minha trilogia preferida <3
    O foco continua sendo a divergência da Tris, mas no segundo livro - que é mais parado - tem muito mais coisas sobre a sociedade e tal e o terceiro, ai o terceiro! Mas meu preferido mesmo é o primeiro livro, nada supera a iniciação <3
    Beijos!!
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Angela!
    Eu também gostei de Divergente. Algumas coisas me incomodaram, mas no geral gostei do livro e fiquei esperando boas coisas dos livros seguintes. Mas Insurgente e Convergente me decepcionaram muito e eu acabei ficando com uma impressão negativa da trilogia como um todo, por isso nem assisti o filme.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Ótima resenha!

    Abraços!

    Clemente

    Cia. De Teatro Atemporal.

    http://ciaatemporal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oii!!

    Acredita que não li nada da autora? Pois é, não me chama muito a atenção, mesmo tendo todo o sucesso do mundo quanto aos filmes e as obras. Estou passando, mais uma vez, essa história hehe.

    Beijos

    http;//mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  21. Oi Angela!
    Gente, Divergente é um dos melhores volume da trilogia, apesar de ter gostado muito do segundo. O terceiro que acabou sendo uma super decepção, infelizmente. Espero que termine a trilogia melhor do que eu.
    Gosto muito da Tris. O lado dela altruísta é um dos que mais me identifiquei.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá, Angela.
    Então, tá ai uma distopia que tinha certo receio e preconceito por quem lia.
    Tudo mudou após ver sua adaptação sem muita expectativas.
    Vi o quanto estava errado e acredito que se um dia vir a ler, terei uma opinião bem próxima a sua. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Angela!
    Eu ainda não li o livro, mas vi o filme e adorei! Fiquei até com vontade de ler os livros.
    Sou fã das Tris!!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  24. Olá Angela tudo bem?

    Essa série está na minha lista de desejados, cada resenha que leio fico ainda mais curioso, espero achar uma boa promo para comprar...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Angela

    Eu até tive vontade de ler esse livro, mas acabei deixando sempre para depois. Quando o último livro foi lançado e os fãs se revoltaram com a autora pelo final que ela deu resolvi que não leria mais, não quero passar raiva não. Decidi só assistir aos filmes e estou gostando bastante até o momento.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  26. AMO O LIVRO, AMO A SÉRIE, AMO TUDO <33 Amo principalmente o fato de explicar as pessoas, a humanidade e tudo o mais. Os filmes também são ótimos

    Beijoos,
    Sétima Onda Literária
    Tem post novo sobre "A Playlist de Hayden" novo lançamento da Novo Conceito, sobre bullying e música boa.

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo joia?
    Pra mim, o melhor livro da série é Divergente, e também porque nele ainda tem pessoas vivas hahaha, enfim, eu adoro !!

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi, Angel! Como vai?
    Faço parte do grupo de pessoas que só assistiu ao filme hahahah Mas já tenho o livro aqui faz algum tempo e estou louca para ler! Também já assisti a Insurgente e admito que não me incomodo em assistir ao filme antes de ler o livro, porque apesar de baseado, a história é diferente, sempre há detalhes a mais ou a menos e coisas assim. Creio que as obras se completam. Apesar de não ler lido ainda, discordo com o que você disse de não focar tanto no contexto social, mesmo que seja narrado pela Tris e etc., etc. As críticas sociais são feitas através das facções, quer dizer, cada um precisa fazer parte de uma facção para ser alguém, e há uniformes, cada um faz uma coisa, todos dentro de uma facção são iguais... Não sei se consegui explicar bem o meu ponto de vista, mas espero que tenha entendido.
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir