9 de janeiro de 2015

Resenha |•| Os miseráveis

Autora: Victor Hugo, adaptado por Walcyr Carrasco
Editora: Moderna 
Número de páginas: 160
Avaliação:  ♥♥♥♥♥ (Ótimo)

Os miseráveis é uma obra do romancista francês, Victor Hugo, escrito em 1870. Esse grande clássico universal foi adaptado por Walcyr Carrasco e compactado em 160 páginas. A narrativa se passa em momentos históricos como a Batalha de Waterloo em 1815 e os motins de 1832.

Jean Valjean é um homem que cumpriu pena de trabalhos forçados por dezenove anos, depois que foi libertado da escravidão ele procurou ajuda, no entanto todos viraram as costas para ele. Assim, Jean Valjean fica com o coração ainda mais amargo. Até que um bispo passa a dar—lhe abrigo em sua casa, no entanto Jean não sabe ser grato com o seu anfitrião.
"Quando criança, não aprendeu a ler. Ao crescer, tornou-se podador de árvores. Órfão de pai e mãe, foi criado por uma irmã mais velha, casada e com sete filhos. Quando tinha vinte e cinco anos, a irmã enviuvou. Jean tornou-se o 'homem da casa'. Seu trabalho era insuficiente para sustentar uma família tão grande."

Alguns anos depois passamos a conhecer Fantine, ela e sua filha – Cossete foram abandonadas pelo pai da criança. Então ela decide voltar para sua cidade natal, mas não pode voltar com sua filha (pois mães solteiras não são bem vistas naquela época). Com isso, Fantine deixa a filha com o casal Thénardier, mas com o tempo eles passam a extorqui-la. E acabam descobrindo que Fantine tem uma filha e a pobre mulher é demitida do emprego, mas o destino coloca Jean Valjean na vida de Fantine, e agora que ele tem uma nova identidade passa a ser o tutor de Cossete. Eles passam anos vivendo uma vida normal, mas o passado de Jean insiste em persegui-lo e Marius Pontmercy a fazer com que Jean não se esqueça dele.

Apesar de nunca ter lido a versão completa de Victor Hugo, gostei bastante da adaptação de Walcyr Carrasco. Em poucas paginas ele consegue passar a essência do livro e o que ele tem de mais importante, a narrativa e bem clara e fácil, confesso que pareceu um pouco com um resumo de alguma novela, mas conseguimos entender tudo. O livro nos mostra a capacidade do ser humano de se superar e a natureza que ele tem de sempre esta lutando pela sua sobrevivência.


Jean é um personagem forte, que lutou bastante para sobreviver e passou a vida se redimindo dos seus pecados, já Fantine foi uma mulher sofredora e explorada. Gostei bastante do livro e ele me deixou bem curiosa para conhecer o original. 

15 comentários :

  1. Que graça. Não conhecia essa adaptação e ela parece ser realmente boa, mas eu estou louca para comprar/ler a versão original.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  2. é bem bacana, pois a versão original é bem densa!
    carregada mesmo, então uma trama mais reduzida auxilia na compreensão e no dinamismo da história
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já assisti um musical que era todo cantado dos miseráveis mas apesar de ser bem cansativo eu até gostei do enredo, o que eu quero mesmo é aquele de 1500 páginas :)
    Olha, eu tô seguindo seu blog e vou ficar bastante feliz se você seguir o meu (principalmente porque estou em meta ;-;)
    Beeeeijos!

    http://www.folhasdeoutono.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Amei essa edição, é super fofa e parece fácil de ler.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Angela!
    Tenho uma vontade enorme de conferir a obra original, e depois as adaptações. Sou louca por essa história <3

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa adaptação pelo Walcyr, gostei da resenha e me deixou com vontade de ler!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Angela,
    Eu não sabia desta adaptação, porém, achei bastante interessante!

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Angela :D
    Nunca tive vontade de me aventurar nessa leitura. Não gostei muito do filme, então, me desestimulei do livro. Mas essa capa ta tão fofa <3 *-*

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. esse livro parece ser muito bom, rs
    otima indicação


    Beeijos, te espero lá no meu blog ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
  10. Adorei a capa, não sabia que o Walcyr tinha adaptado essa obra. Também nunca li a original, mas tenho muita vontade de ler e agora esse também.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Um clássico não é? Espero muito um dia ter a oportunidade de lê-lo. Hehe!
    Gostei do teu blog e estou seguindo. Abraço!
    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Angela!
    Não conhecia essa versão adaptada. Não sou muito fã de versões adaptadas, prefiro ler o original.

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  13. AAAH o clássico! Ainda não li e nem assisti o filme, mas já faz um tempinho que estou p ler e ver haha, um beijoo

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    nossa li este livro faz tanto tempo que acho que não me lembro tanto dos detalhes.
    Quero ver o filme agora, mas adorei vc trazer uma resenha de clássico.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir