15 de novembro de 2013

Filme |•| A música e o silêncio

Hoje deveríamos ter a resenha de um livro, mas como ainda não consegui terminar de ler, decidi fazer uma pequena troca, hoje vamos ter um filme e na segunda-feira, vou colocar a resenha.

Dirigido por: Caroline Link
Duração: 110min
Ano: 1996
Gênero: Drama, Música


Lara é filha de pais surdos (kai e Martin), ela é a ponte de comunicação entre os pais e o mundo exterior. Sendo assim, ela atende os telefonemas, intermediar a conversa da professora com os pais e até participa de algumas negociações. Mas nem sempre as traduções são feitas fielmente, pois ela não consegue ser neutra e usa desse artifício para se beneficiar. Com isso, Lara é obrigada a amadurecer antes do tempo.
Em uma festa de família, Lara reencontra sua tia Clarissa, irmã de Martin. Clarisse sendo uma clarinetista de jazz procura incentivar a sobrinha a seguir seus passos e a presenteia com um clarinete. O que deixa Martin bem chateado, pois ão consegue entender a paixão da filha pela música.
Na segunda parte do filme Lara aparece com 18 anos e decide ir morar com Clarisse para se preparar para o exame de admissão no conservatório de Berlim. Isso causa um enorme desentendimento entre pai e filha, além de Martin está enciumando, também não consegue entender Lara e sua música.
Assisti esse filme para a aula de Libras na universidade, e foi uma experiência incrível para entender esse universo do surdo, o qual existe, mas que poucos conhecem. Assim, podemos conhecer as dificuldades que essa família tem que enfrentar por não conseguir se comunicar e ter somente a filha para os auxiliar, além do peso da responsabilidade que Lara tem que carregar, fazendo essa ponte entre os pais e o mundo. Um excelente filme.



24 comentários :

  1. Poxa, esse livro vai para a minha lista! Não conhecia, mas já gostei de cara, a gente se diverte, se emociona e leva algo para a vida, amplia os horizontes aprendendo sobre a realidade de pessoas que passam por situações diferentes das nossas e reais. Gostei!

    Pandora

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse filme. Também entrou para a minha lista.

    ResponderExcluir
  3. Oii!!!
    Ainda não conhecia esse filme! :O
    Vou procurar agorinha!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  4. Nossa parece ser bem bacanaa
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parece ser ótimo mesmo, não tinha ouvido falar ainda ;) Heey, tem post novinho lá no meu blog, passa lá depois!

    woolovely.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não conheço esse filme não + fiquei instigada a assistir

    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi e Angel
    não conhecia o filme, mas já cursei libras como matéria optativa na faculdade. Mas agora infelizmente por não ter praticado, esqueci a maioria dos sinais :(
    vou anotar a dica aqui, pois o filme parece ser muito interessante
    bjos e bom final de semana
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei. Parece ser legal, por isso anotei aqui na listinha dos filmes que eu quero ver nas férias.

    xx,
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o filme e também não me chamou muito a atenção =/
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. como vc aponta a situação dessa familia é bem complicada, são muitas questões envolvidas! o universo dos surdos é fascinante, eu também estudei libras em um curso na faculdade e me encantei!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Achei a sua resenha bem interessante, nunca tinha ouvido falar e achei bem interessante, talvez eu assista.

    rockcomluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. ai que legal parece ser esse filme! mas agora fiquei curiosa sobre esse livro que vc ainda nao acabou de ler! hehehe
    bjs

    Sachê e Bombom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o livro "Sonhe mais", já tem resenha dele no blog ;)

      Excluir
  13. estou curioso para assistir párese ser muito bom
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. O filme parece ser muito bonito! Eu não conhecia, mas fiquei encantada. É tão engraçado como nos cursos os filmes que vemos nos deixam tão pensativos e nos dá uma forma de encarar a vida do próximo sem tantos preconceitos. É uma ótima dica, espero ter oportunidade de ver algum dia.
    Abraços, Raquel.
    http://viajandoclivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Parece bem bonito. Fiquei com vontade de ver.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o filme, mais parece ser bem maneirooo :):)]
    Bjos,
    Segue meu blog??
    http://maniaroxa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse video ta bombando http://www.youtube.com/watch?v=fFPmQ2hbrdM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, tenha ao menos a decência de ler meu post. Aqui não é página de divulgação...

      Excluir
  18. adorei seu blog .....quando puder d uma passadinha no meu tb http://loucasporumbatom.blogspot.com.br/2013/11/blog-post_16.html?showComment=1384685038774#c3637747769820765722 se puder me seguir retribuo bjusss

    ResponderExcluir
  19. Nunca assisti, parece ser bom ^^
    Gatinha tem vídeo novo lá no canal, corre!
    Canal: http://www.youtube.com/watch?v=GmDl9wwXyV4
    Blog: http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Este filme ainda não conhecia ,me interessei nuito ,vai para a minha lista ,obrigada pela indicação
    beijos

    http://fashionvinteum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi flor,
    Mais um filme que conheço aqui no blog, me interessei e já anotei a dica.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  22. Oie,
    nossa eu não conhecia o filme, mas parece o estilo do meu noivo.
    Vou indicar.

    bjos

    http://blog,vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir