24 de maio de 2013

Resenha |•| Em Busca de um Final Feliz

Autora: Katherine Boo
Editora: ANovo Conceito
Número de páginas: 288
Avaliação:  ♥♥♥♥♥ 

Esse livro é um relato real dos moradores de Annawadi, uma favela que fica ao lado do Aeroporto Internacional de Mumbai. O lugar formou-se pelas pessoas que construíram o Aeroporto, quando terminaram seu trabalho, decidiram fazer do resto daquele terreno, suas moradias. Annawadi cresceu e se tornou uma favela com mais de 3.000 moradores.

O livro gira em torno de Abdul Husain, um catador de lixo que sustenta toda sua família com seu trabalho, pois seu pai – Karam tem tuberculose e não pode ajudar a sustentar a família. Ele mora em um barraco com mais 9 pessoas, mas seu negocio com o lixo começa a prosperar na favela e ele consegue se destacar um pouco dos demais (Algo bem insignificante se você for colocar na balança).

Mas a paz da família tem seus dias contados, pois Fátima, conhecida como Perna Só acabou atirando fogo nela mesma e acusando a família Husain do crime. Agora a matriarca da família, Zehrunisa luta para tirá-los da cadeia e prova a inocência. Mas, os policiais pedem propina para retirar a acusação contra eles.

Paralelamente ao drama da família Husain a autora também introduz outros moradores da favela em sua narrativa e acaba contando um pouco de suas vidas. A autora Katherine Boo morou durante quatro anos em Annawadi e relata nesse livro o dia a dia das pessoas que lá vivem. Assim podemos perceber a realidade pobre e miserável da Índia, que chega a nos revoltar devido a tamanha desumanidade de corrupção. Ao decorrer da leitura, pode-se notar a tamanha desigualdade social, pois a favela se encontra ao lado do Aeroporto e é vizinha de grandes hotéis luxuosos. Um livro muito bom que nos faz olhar para outras realidades.

"Os eventos contados nas páginas anteriores são reais, assim como o são todos os nomes". p.279

32 comentários :

  1. Oi meu anjo otima a reseña, nao conhecia o livro mas gosto muito de leer livros assim que me faça ser uma pessoa melhor. beijokas e que tenha um otimo fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Gostei da história, bem emocionante e um retrato bem real da vida de pessoas que passam dificuldades financeiras. Me interessei para ler.

    http://rockcomluxo.blogspot.com.br/p/sorteios.html

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser ótimo e lindo!


    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Curti a fan page? (www)
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  4. Será que só eu que não curti o livro???
    Amei sua resenha ^^
    beijos
    Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  5. Oie :)

    Nossa estou louco nesse livro agora tenho certeza de que quando eu for ler vou me emocionar bastante, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  6. Nossa esse livro é pra gente ler com lencinho né?
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não curto muito livros de drama. =\

    Blog: www.kaahmenezes.com
    Fã page: www.facebook.com/kaahmenezes1

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser lindo!
    Mesmo assim, não me empolguei muito para ler!
    =)
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Oi Angela!

    Que bacana!
    Estou louca para ler esse livro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. nossa, que vontade de ler esse livro com base na resenha abaixo!
    adorei!

    http://newdaynewdress.wordpress.com
    beijinho!

    ResponderExcluir
  11. ual! curti bastante a resenha!!!

    www.meninaperdida.com

    ResponderExcluir
  12. Hum...esse livro parece ser tudo de bom! Realmente pobreza e riqueza andam lado a lado!
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  13. Parece ser mto interessante esse livro, nunca tinha ouvido falar dele
    Beijos,

    Amanda
    www.holybride.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Já li várias resenhas sobre ele ,
    Amei a tua !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. ain, eu querooooooooo!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    Facebook - aosdezesseisanos.blogspot.com.br
    Gostei muito do post! rs Booooa noite anjinho s2

    ResponderExcluir
  16. Mais uma ótima resenha e consequentemente mais um livro para minha extensa lista de desejados, haha

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  17. Ai, eu adoro esses livros realísticos, já está na minha listinha de leitura!
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ótima resenha! Quem não sonha em ter um final feliz, não é?! :)


    http://princesadepreto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Parece ser bom, e o que quebra no final é saber que é tudo verdade D:

    Xx
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Quero muito ler esse livro. Parece ser ótimo.
    Inclusive, ele será uma das minhas próximas leituras. Espero não me decepcionar assim como você.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  21. Estou com medo desse livro, confesso, pois sou bem fraca para esse tipo de leitura, mas reflexiva e tal. Tenho ele, só que ainda não sei quando vou ler.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Angela!
    Acho que não leria esse livro... Só a resenha me deu vontade de chorar, fiquei pensando nessas pessoas todas.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  23. Nossa, parece ser um bom livro, mas acho que não leria porque sou muito sensível, principalmente por ser uma história real.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Quando terminei de ler sua resenha, a única imagem que me veio na cabeça foi uma fotografia famosa de São Paulo, de um lado um condomínio luxoso e do outro uma favela, não sei se conhece? Estudantes do E.M. viram muito essa foto nas aulas de sociologia UAHEUAHEU
    Desigualdade social é algo que realmente choca a todos, e ainda por cima um livro que autora teve questão de viver no local de onde ela conta a história, choca muito mais.

    Parabéns pela resenha, quem sabe eu não leia o livro, achei bem interessante a trama!

    Beijos,
    Nathália

    Livroterapias

    ResponderExcluir
  25. Olá Angela,


    Esse livro esta na minha lista de desejados e não vejo a hora de lê-lo....parabéns pela sua resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, adorei a resenha, bem explicadinha mesmo, parece que o livro é ótimo! Seu blog é lindo, parabéns, já estou seguindo:

    Segui: http://pstayna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Amei a resenha. Esse livro parece bem interessante, a história bonita :) Vou tentar ler algum dia ^-^

    ResponderExcluir
  28. Adorei a resenha! Eu pedi esse livro tb, pois gosto de histórias reais e principalmente que retrata a desigualdade social. Só me falaram que a história é um pouco devagar e até cansa de ler.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  29. Quero muito ler esse livro, parece ser muito bom mesmo.
    Beijos

    http://literarioecultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Haja coragem e despreendimento para encarar essa "aventura"!

    ResponderExcluir