15 de fevereiro de 2013

O começo do Adeus

Autora: Anne Tyler
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 208
Avaliação:  ♥♥♥

O livro conta a estória de Aaron, um homem de 36 anos que desde quando era criança tinha problemas de saúde, que o acompanham por toda vida, como uma dificuldade motora que tem em uma de suas mãos e pernas, e um pequeno problema com a fala. Mas isso não o impediu de ter uma vida normal, pois nunca aceitou ser tratado como coitadinho.
Depois de se formar na faculdade, Aaron vai trabalhar na editora da família. Ele conhece Dorothy, uma médica radiologista, que apesar de ser 12 anos mais velha que ele, consegue conquistá-lo por ser tão independente e o vê como uma pessoa perfeitamente normal.

Eles se casam e passam a viver uma vida completamente normal, com Aaron na editora da família e Dorothy como uma esposa que pensa primeiro no trabalho e não tem muitas frescuras e nem carências com o marido, o que o deixa muito a vontade. Pois como teve sua mãe e irmã o tratando com super proteção na infância.

Mas um acidente domestico acaba levando a vida de Dorothy, e com isso todo o sentido de viver de Aaron acaba, ele se vê completamente perdido e sem rumo, chega até mesmo a dizer que será o ultimo homem de sua família.

No entanto, Aaron passa ver Dorothy, ela não fala muito, o que faz com que ele passe a ter muitas lembranças e momentos de reflexão, o que faz com que ele começe a dizer Adeus para ela e aceitar mais os fatos, ate mesmo a entender que o melhor que ele tem a fazer e seguir em frente.

O livro é bem pequeno e tem uma leitura bem fluente, no começo custei a gostar dos personagens, mas depois fui me agradando mais, e o final do livro é bastante surpreendente e reflete naquela frase “há males que vem para o bem”. O livro é bem lindo e emocionante, enxergarmos tudo com os olhos de Aaron, e a partir do momento que ele passa a ter um novo olhar, as coisas vão se mostrando como realmente são. Mas a capa não tem relação nenhuma com o livro, esta mais para nos, leitores, lendo o livro...

Esse livro faz parte do Desafio Literário de 2013 
5) Ler um livro que o autor tenha a mesma inicial que a sua.

22 comentários :

  1. Olá Angela.
    A capa deste livro não me chamou a atenção. Já peguei ele duas vezes nas livrarias e desisto de ler a sinopse e é por conta da capa. Sei que não devo julgar um livro pela capa, mas enfim quem nunca fez isso. Já com sua resenha o interesse despertou...bora ler, né?
    Fico contente que você tenha gostado dos marcadores de livro, eu mesma que faço...rs Se quiser me envie um email com endereço que lhe envio alguns.
    Bjos
    Lu
    http://vergostarler.blogspot.com.br/
    vergostarler@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não se pode julgar o livro pela capa, apesar de que também faço isso
      E vou querer os marcadores sim

      Excluir
  2. Amei !
    parece ser bem intenso e instigante , fiquei curiosa pra ler
    http://proveiuseigostei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha, deu votade de ler. Estas descobertas da vida a partir de uma tragédia sempre dão caldo.
    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha me apaixonado pela capa dele, mas não sei se quero ler agora :(
    Adorei sua resenha. Beijinhos.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Angela! Que linda a resenha do livro, eu adorei. A capa não me chamou muita atenção então nunca tive muito interesse em lê-lo, mas agora me interessei bastante.

    Beijos!
    @ferzucolotto || www.meianoiteequinze.com

    ResponderExcluir
  6. ahuahuha, eu gostei bastante ahuahuha

    adorie esse desafio, e amei a resenha do livro :D

    interessante :D
    irei procurar pra ver :D

    beijinhos :*
    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  7. Acho que me daria bem com esse livro, portanto tenho curiosidade de conhecer-lo.

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Um saco livros que não tenham nada a ver com a capa. ¬¬
    Eu tô nesses desafio também, mas não tenho um livro com autor que comece com G! :(
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a capa nem é tão feia assim, é até aceitavel

      Excluir
  9. Oi flor vim te convidar para participar do sorteio que está rolando lá no blog.
    Passa lá você vai gostar.
    http://esmaltesdedivas.blogspot.com.br/2013/02/sorteio-nectar.html
    (⁀‵⁀) ∞ ღ ∞
    .`⋎´ღ¸.•°*”˜˜”*°•ღ
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Gostei da resenha, fiquei curiosa sobre o livro...
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha, agora quero conhecer esse livro! gosto de livros com essas 'lições', eu costumo me colocar muito no lugar da personagem, e as vezes até começo a refletir sobre algo parecido que acontece em minha vida.

    beeijos
    http://rockssip.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Depois de ler a resenha eu fiquei com vontade de ler o livro, pq ele nunca me chamou a atenção, nem um pouquinho!!! =D

    ResponderExcluir
  13. Já vi muitas resenhas desse livro e fiquei curiosa com essa história.
    bjs Angela

    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho esse livro aqui, será uma das minhas próximas leituras!

    Beijinhos!
    Livros e Tsurus

    ResponderExcluir
  15. Oi flor,
    Li esse livro já tem um tempo e também custei a gosta dos personagens.
    Mas como você disse é um livro que nos faz pensar que tem mals que vem para o bem.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final foi muito bom, para todos, um final que não teria se ela não tivesse morrido

      Excluir
  16. Eu já li esse livro e achei que era tudo imaginação dele, que ele não via ela realmente. Mas é um livro que nos faz pensar e muito.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se foi imaginação ou real, ainda tenho duvidas...
      Mas deve ser imaginação mesmo

      Excluir