14 de janeiro de 2013

Olga

OLGA - BRASIL - 2004

Direção: Jayme Monjardim
Duração: 141 min.
Elenco: Caco Ciocler, Camila Morgado, Fernanda Montenegro, Leona Cavalli, Mariana Lima, Milena Toscano, Murilo Rosa, Eliane Giardini, Eliana Guttman, Guilherme Weber.

Sinopse: Olga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück
Primeiro gente, peço que parem com essa imagem de que cinema nacional é só favela/tiro/bandido/trafico/palavrão... Ultimamente tenho abrido a mente para o filmes nacionais, e vi muita coisa boa e diferente.
Primeiramente Olga é uma verdadeira aula de história, sabe aquelas coisas que a gente ouvia sobre URSS, Nazismo, Hitler, Governo Vargas... e não prestava atenção? Então, você vai ver tudo isso no filme, até porque é baseado na história real de Olga Benário e Luis Carlos Prestes, e provavelmente vai lembrar que aprendeu isso na escola.
Olga foi uma mulher corajosa, batalhadora que deixou suas vaidades para liderar o povo e lutou até os últimos minutos de sua vida. É um filme de guerra mas também é um filme de amor, de como ele sobrevive mesmo com a distância. É lindo lindo lindo, e quem é manteiga derretida como eu vai se acabar de chorar. Vale a pena ver, e, mudar os conceitos sobre o cinema nacional.

40 comentários :

  1. Realmente eu não curto muito filme nacional, mas esse parece ser interessante. Acho que vou procurar para ver.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  2. Oie!!
    Eu quase me afoguei de tanto chorar neste filme. Foi muita sacanagem o que fizeram com ela, depois fui pesquisar mais a fundo a história dela e é incrível, muito mais rica do que no filme, apesar do filme ser lindo.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  3. É um filme que vale a pena ser visto, pois se trata de uma história muito bonita e triste, ela sofre muito!
    E como você disse, uma verdadeira aula de história.
    ^^

    http://postitandscrapbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ester, eu assisti esse filme logo que saiu no DVD, mas não lembro muita coisa. Só sei que realmente lembrava de várias coisas que estudei na escola, e que chorei bastante.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto bastante de filmes nacionais ! E Olga foi um dos filmes que assisti e gostei bastante !

    beijos pra você e uma linda semana flor!

    Blog:
    http://alineperobello.blogspot.com.br

    Fan Page:
    http://www.facebook.com/pages/Estillo-A/128701730607501

    ResponderExcluir
  6. Olá adorei o blog vem conhecer o meu http://enfimos18.blogspot.com.br/ se me seguir retribuo.

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei a assistir e parei...Mais sim concordo com vc, as pessoas tem que abrirem a mente para os filmes nacionais, existem alguns maravilhosos e super bem produzidos
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  8. Eu sou super manteiga derretida. haha Se eu ver este filme, me acabo de chorar, é certo!

    Beijos, flor!
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir
  9. Já vi esse filme, muito triste.Mas uma ótima produção.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Emocionante, não?
    Sempre choro quando vejo, principalmente pela questão da Segunda Guerra e os fatos verídicos da coisa!
    E desculpe-me pela demora em retribuir a visita! Estive viajando e minha caixa de e-mail esteve desatualizada!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  11. Concordo quando você diz que Olga é uma verdadeira aula de história,acho que eu choraria muito assistindo a esse filme.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti esse filme já faz algum tempo e gostei muito. Achei que a produção dele estava excelente...até lembra filme estrangeiro!
    Beijos amazônicos para você!
    Boa semana.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Assisti esse filme na época do ensino fundamental e é uma produção brasileira muito bem feita, vale a pena ver ^^ http://bagagempositiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Assisti esse filme na escola e até curti. Olga foi uma mulher corajosa sempre e um exemplo a ser seguido.
    Enfim, gosto desse filme.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não tive a oportunidade de ver esse filme ainda, mas lembro da época em que foi lançado e de ter sido muito bem falado.
    Beijos!

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ei gosto muito de livros e filmes que tem o cenário da guerra como pano de fundo. Este aqui é uma ótima dica.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Pois é, confesso que tinha (e ainda tenho um pouco) de preconceito contra filmes nacionais. O último filme nacional que assisti foi Doce de mãe que foge dos principais temas típicos de filme brasileiro. Conclusão: acabei gostando, mas mesmo assim não é um filme lá essas coisas.

    Beijokas! :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  18. Eu assisti esse filme, ficou muito digno por ser um filme nacional e do preconceito que muitas vezes nós temos!

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho uma grande empatia com estórias sobre Nazismo e achei Olga bem emocionante quando eu li, não considero todos os filmes brasileiros ruins.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu recordo que comecei a ver esse filme mas nao terminei rsrs
    Preciso assitir inteiro, é uma historia realmente intrigante - ainda mais pelo fato de ser Guerra Mundial.
    Quando voce ler mais TVD eu quero ver :333
    Um beeijo
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não sou muito fã de filmes nacionais, mas gosto de alguns.
    Olga eu não assisti, mas sempre escutei falarem bem, deve ser lindo mesmo, já até imagino eu chorando rs

    xoxo
    lepetit-mari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu nunca vi Olga, mas morro de vontade, porque todo mundo que assiste é só elogios ao filme, dizem que a produção é impecável.
    E realmente, a indústria cinematográfica brasileira tá crescendo demaaaaais, principalmente em filmes de comédia. ADORO Muita Calma Nessa Hora, Cilada.com, Dois Filhos de Francisco, Tropa de Elite (mesmo que tenha tiros e drogas) e De Pernas Pro Ar, são os que eu recomendo pra quem me pedir indicação de filmes brazucas!
    Beijos, Carol - Le-Rêveur ♥

    ResponderExcluir
  23. Show!Tem seculos que quero ver esse filme, mas acabo nunca alugando.Amei a dica.Parece ser óoootimo!

    ResponderExcluir
  24. Já não gosto de filme, ainda mais nacionais, a não ser uma comédia rsrs

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  25. Adorei esse filme!

    Tem selinho pra vc lá no blog!! Espero que goste. bjs

    http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Gosto muito desse filme, com certeza é um dos melhores do cinema nacional! Sem falar na aula de história né?
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  27. Ouvi falar desse filme nesses dias e fiquei super curioso para vê-lo, agora estou mais ainda ^^

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Muito bom !
    Adorei o livro e o filme!
    Amei o post!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá!

    concordo plenamente com sua posição a respeito do cinema nacional,nós temos sim bons filmes! ^^

    Tenho muita vontade de ler Olga! *o*

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Esse filme é MUITO bom, com certeza uma das obras primas do cinema nacional. :)
    Vale a pena ver.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  31. Eu também tinha e ainda tenho um pouco de preconceito com filmes nacionais, mas dias atrás eu tinha decidido que tentaria dar uma chance, desde então estou procurando um filme que me chamasse atenção e acho que acabei de encontrar! Parece ser muito interessante visto que o filme tem vestígios autoritários. Vou procurar e agradeço pela dica! hehe

    ResponderExcluir
  32. Eu não sou muito fã de filmes nacionais não é nem pelos motivos que você expôs, e sim, pela repetição de alguns enredos e atores. Já assisti Olga é é realmente maravilhoso.

    Bjs, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Já tinha ouvido falar deste filme, mas nunca tinha prestado muita atenção, agora, fiquei louca para assisti-lo! Parece ser muito bom.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá :D
    Esse é um dos filmes nacionais que eu amei assistir ^^' Acho até que por causa dele que passei a dar maior crédito ao cinema nacional :)
    Uma história maravilhosa; espero poder vê-lo novamente em breve.
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. parece ser lindo *-* Amei seu blog amor,ja estou seguindo,se puder seguir o meu também eu agradeço ♥ blogannabeatriz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Boa noite Angela,

    Li e resenhei o livro no blog e recomendo a todos, não sei se o filme chega perto do lvro....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi,flor!
    Eu amo esse filme! Já assisti pelo menos quatro vezes. Até comprei o dvd pra você ter uma noção..rsrsrs
    Adoro filme nacional e Olga é um dos meus favoritos. Um filme com uma trama muito forte!

    Bjs!
    @ZildaPeixoto
    http://cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  38. Alguns filmes nacionais são muito bons, esse parece ser ótimo. Tenho muita vontade de assisti-lo, espero lembrar de fazê-lo logo, pois são tantos filmes legais... Mas as comédias brasileiras são deploráveis.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  39. eu amei esse filme, na minha opinião é mt bom!
    adorei o post e seu blog também!
    já sou sua seguidora! aproveito e te convido a conhecer o meu cantinho!
    bjs
    Bel Carvalho
    http://bybelcarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir