27 de julho de 2012

A vida em tons de cinza


Autora: Ruta Sepetys
Editora: NArqueiro
Número de páginas: 240
Avaliação: ♥♥♥♥♥

Lina Vilkas é uma lituana de 15 anos que vive com os pais e o irmão mais novo. E desde muito nova ela possui um grande talento artístico. Até que, tudo muda, pois em 1941 sua casa é invadida pela policia secreta soviética, para deportá-los. Então eles são jogados em um trem, junto com outros deportados, e são tratados em condições desumanas. Até chegarem na Sibéria, para se tornarem escravos. E a partir disso, toda sua vida muda radicalmente, pois os Vilkas não foram a única família com este destino, pelo contrario. E com isso, Lina usa sem dom para mandar mensagens com sua localização para o pai que foi preso.

E tudo isso acontece porque a União Soviética queria anexar o território dos países bálticos. E o mais interessante é que o livro não conta uma historia real, mas foi baseado no depoimento de algumas pessoas que viveram esse drama. Já que a historia desse povo, apesar de se passar na mesma época que os campos de concentração nazistas, não foram divulgados e poucos conhecem o drama que viveram. O mais curioso também é que em vários momentos do livro eles desejam que os alemães os achem e até cogitam que Hitler seria a solução, mas eles não sabem que do outro lado também, se encontra um inferno. E em suma, é uma linda e emocionante estória que merece ser conhecida.

42 comentários :

  1. Comecei a ler esse livro ontem e to gostando muito!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  2. Me interessei bastante pelo livro, parece ser bem legal!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser ótimo.
    Um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Um dos melhores livros que li no ano passado, sem dúvidas. Sublime, carregado de sentimentos e muito nobre. Merece muito ser lido, com certeza.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Tenho vontade de ler este livro. A história parece ser bem emocionante e acredito que eu gostaria.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. É um livro lindo né?
    Achei muito emocionante e encantador. Adorei muito mesmo

    Beijocas,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Angela!

    Ando doida por esse livro!
    Tenho lido resenhas falando maravilhas sobre ele. :)

    Adoro um bom romance histórico!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros assim! Fiquei muito interessada vou procurar na biblioteca!

    http://somecontroversy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Faz tempo que quero ler esse livro, mas não tive oportunidade, gostei muito da sua resenha, me deixou mais curiosa ainda.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de livros como tema a segunda guerra, não sie porque me atrai tanto já que é tão triste. Esse livro com certeza está na minha wishlist. Gostei da resenha!

    Estou te seguindo.

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sei que esse livro vai me tocar, tenho que me preparar antes para poder ler! hehe
    E acho essa capa triste e linda ao mesmo tempo... Linda resenha, beeijo :*

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Angela,

    Li e resenhei esse livro no blog e gostei demais e esta na lista dos meus favoritos, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já tinha ouvido falar nesse livro, mas não sabia do que se tratava, achei muito interessante mesmo o enredo dele, com certeza deve ser emocionante a leitura, quero ler *O*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ser fantástico, carregado de emoção, não é mesmo?
    Ainda não estou no clima para lê-lo, mas curti bastante. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante esse livro, tenho acompanhado opiniões dele faz tempo. Eu adoro essa capa, é simples mas marcante! Gosto muito de histórias baseadas no tempo do nazismo, então acho que iria gostar bastante desse.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. oi querida,
    tenho muita vontade de ler, parece um drama muito emocionante e interessante.
    Ótima a resenha.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Hey
    Putz, a história desse livro não é nada do que eu imaginava!
    Mas parece ser bem interessante.. as vezes é legal pegar uns dramas.. eu curto!

    beijos e um bom domingo!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  18. Oi Angela!
    Livros com estória baseada em acontecimentos históricos tem sempre a minha atenção, esse que se passa na União Soviética deve ser um drama bom pra ler. Adorei a resenha!
    Bom domingo pra você!

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Fiquei bastante interessada. Conhecia o livro de nome e de capa mas nunca tinha lido uma resenha sobre ele. Parece um ótimo livro!
    Isabela

    ResponderExcluir
  20. Estou com muita vontade de ler este livro porque eu adoro livros ou filmes que tem como tema a segunda guerra. Esse livro parece ser muito interessante e emocionante, estou ansiosa para lê-lo.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Deve ser um ótimo livro, fiquei interessada.
    http://www.senhoritaliberdade.com

    ResponderExcluir
  22. Só eu que estou louca para ler esse livro? Adorei o post.
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Parece um livro bom, bem emocionante! Deu vontade de ler...
    Bjus, ótima resenha!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  24. Me apaixonei pelo titulo e pela resenha :)

    ResponderExcluir
  25. Só dica bacana *-*


    Beijos
    cherryacessorioseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Todas as resenhas que leio deste livro são positivas, e eu não achava tudo isso quando vi o livro pela primeira vez.

    Vou deixar anotado para as próximas leituras.

    Parabéns pela resenha.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  27. Fiquei bem interessada em ler esse livro, gosto muito de historias assim.

    Beijos :)
    ummundodecomentarios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Deve ser legal.. Curiosa aqui agora para ler.. hahaha
    Ótima semana, Big bj ;*
    http://angelpoubel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Adoro livros que retratam a Segunda Guerra apesar de ser um tema triste. Este livro está na minha lista de desejados faz tempo e pretendo ler logo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bom?
    Esse parece ser bem legal ,
    Pretendo lê-lo !
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. O livro parece ser ótimo, adoro quando falam sobre a história, espero poder ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Já ouvi falar sobre o livro, fiquei com vontade de ler!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  33. Eu sempre gostei do titulo desse livro, mas nunca parei para ler sobre o que se tratava realmente, e agora lendo essa resenha, nossa me apaixonei, tenho que ler o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  34. Parece uma história muito forte, do tipo que nos faz chorar. Quero lê-lo em breve.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  35. Olá!

    Parabéns pelo blog! Conteúdo mto bom! Adorei!

    Te segui, dá uma passadinha no meu e segue também?

    http://devotedforbooks.blogspot.com.br/

    Sempre que der vou estar por aqui!!!

    bjooos

    ResponderExcluir
  36. fiquei curiosa >.<

    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Quando eu vi 'tons de cinza', eu lembrei logo de "50 Tons de Cinza", aliás estou louca por aquele livro.

    Mas, já vi que não tem nada a vez. A Resenha me lembrou um pouco "Hans Wolff"... Fiquei curiosa.

    Beijo,
    milalices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Ué, que estranho, eu jurava que tinha comentado nessa resenha oO
    Mas vamos lá pq estou louca rsrs

    Tenho muita vontade de ler esse livro, desde a época do lançamento, mas ainda não consegui comprar. Surgiu até oportunidade de ler emprestado (livro viajante), mas não estou com tempo para isso =/ Os livros de parceria tem consumido tudo o que me sobra rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  39. Oi,Ângela!

    Nossa como a narrativa deste livro parece ser interessante, principalmente por conter fatos históricos.Acho que já passei uma vez por ele , mas não dei importância.Agora, fiquei curiosa pela história.

    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
  40. Já tinha lido uma resenha de A vida em tons de cinza e fiquei morrendo de vontade de ler!
    E essa capa? Amei.

    ResponderExcluir
  41. Adoro livros com essa temática de guerras e holocausto, esse foi muito bom pois me agregou conhecimento pois nem tinha muita noção sobre o que aconteceu com esse povo.
    Ótimo livro.

    Beijos
    Fernanda Souza
    @LeitoraIncomum

    ResponderExcluir
  42. Só vejo resenhas positivas sobre esse livro e embora ñ seja meu perfil favorito, quero ler sim.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir