25 de junho de 2012

O leitor


Gênero: Drama
Direção: Stephen Daldry
Duração: 2h 4min
Elenco: Kate Winslet, Ralph Fiennes, David Kros
 -----------*-----------
Autor: Bernhard Schlink
Editora: Record
Número de páginas: 240
Avaliação: ♥♥♥

Como já tem resenha deste livro *aqui, feita pela Ester. Resolvi fazer uma resenha do livro e do filme.

Michael Berg era um jovem de 15 anos quando conheceu Hanna, uma mulher 20 anos mais velha, e assim passaram a ter um caso, um segredo dos dois. Em que incluía leituras da parte de Michael, em voz alta. E assim eles foram, até que ela misteriosamente some da vida dele, e só retorna anos depois. Ma ela não sai sem deixar sua marca na vida de Michael , pois ele passa a ser um jovem com bastante confiança, que chega a ser arrogante. Aquele menino ingenuo desaparece e da lugar a um homem cheio de si.

E quando Michael já é um jovem universitário, cursando direito e passa a participar de um seminário, em que alguns condenados a tortura do holocausto estavam sendo julgados. E para sua surpresa, Hanna é uma dessas condenadas. E a partir dai toda sua confiança e tudo que ele acreditava vai acabando, pois a mulher que ele amava e idolatrava fez parte de um dos piores massacres da humanidade.

E dai ele vai falando tudo o que acontece nesse julgamento, o que ele descobriu e como passou a viver sua vida depois disso. E digo logo que achei o livro bom, mas por outro lado foi super cansativo! Já que não tem muitas ações, do começo ao fim Michael vai contando sua estória, dês do dia em que a conheceu ate o fim... Ele vai falando o que aconteceu e o que ele pensava sobre isso. E não me levem a mal, amo esse tipo de leitura, mas sem nenhuma ação complica bastante.

Mas em compensação, o filme com suas imagens, me ajudou a compreender bem melhor. E como já tinha lido o livro antes, ficou tudo bem mais claro. E quando é em relação a um livro que virou filme, sempre deixa algo a desejar. Mas esse não, pois foi incrível. Claro que teve umas adaptações aqui e ali, mas tirando isso, foi tudo perfeito. Os atores foram maravilhosos e deram vida aos personagens, você entra de tal forma na estória. E a partir do filme, pude perceber algo que não tinha conseguido ver no filme, que foi a covardia de Michael.




34 comentários :

  1. Oláaaa, bom dia!!!
    Eu vi este filme, li o livro antes de ver o filme e é bem fiel, gostei bastante dos dois. Recomendo!

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  2. oie, também adorei esse filme, achei a atuação dela muito boa, mas tb sou suspeita pq meio fã dela kkkk
    bjocas

    ResponderExcluir
  3. não é um estilo que normalmente me agrada, mas fiquei encantada pelo trailer *-*
    acho que prefiro assistir o filme do que o livro :P

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Tenho conhecimento tanto da obra como da adaptação cinematográfica, mas nunca tive a oportunidade a apreciar suas variações.

    Me parece bem interessante, pensando... uma história para vivenciar ao lado do narrador. Legal! :)

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. meus pais adoraram :) tô louca para assistir, vou ver se acho em DVD...

    ResponderExcluir
  6. Eu estou querendo ler/assistir O Leitor já tem um tempo. Acho que vou assistir o filme primeiro já que a leitura do livro é um pouco parada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Estou com vontade de assistir o filme mas não o livro porque também não gosto deste tipo de leitura. A história é bem interessante vou procurar pra baixar.

    Beijo :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Angela!
    Eu ainda não li o livro nem vi o filme... Mas quero assistir!
    Vou preferir o filme dessa vez, porque você disse que o livro é meio cansativo.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Não fiquei interessada em ler o livro, somente o filme. Achei a história bem bacana e o trailer é muito bom!

    http://sojustsmilee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Já assisti o filme, mas nunca li o livro. Gostei do filme.
    Não sei se gostaria do livro.
    Enfim, gostei da resenha.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. Acho que o filme eu assistiria, mas por ser um tema que não é muito do meu interesse, acho que não leria o livro...

    Flavia
    http://livrosechocolate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Bah, nunca tinha ouvido falar do livro e do filme, gosto de livros que sejam narrações de estórias, mas ás vezes livros sem ação também são cansativos pra eu ler. Mas tem o filme né? Quero ler e ver O leitor ><


    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que levando em consideração as duas obras, o filme e o livro, só assistiria ao filme, já que como você disse, é um livro que não tem ação. Isso deve ser bem cansativo, né? :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. eu AMEI esse filme, é super emocionante. fiquei surpresa com o desenrolar dele, principalmente pelo fato de mesmo pra se salvar ela não ter conseguido admitir a verdade. nunca procurei o livro pra ler, mas tenho bastante curiosidade pra saber se há alguma diferença de um pro outro :)

    ResponderExcluir
  15. Tenho o filme aqui em casa, mas nunca olhei, e não tenho curiosidades, sabe...
    Acredito que não há tantas diferenças entre o livro e filme, pelo que disse!

    Bjs
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  16. Eu também acho que essa adaptação foi muito boa. Sinceramente, fiquei até surpresa! Gosto muito do livro e adorei o filme. ^-^

    ResponderExcluir
  17. Tem mais ou menos um mês que troquei o livro desse filme, mas ainda não li. O filme eu só vi algumas cenas e deu para perceber que é forte a estória. Espero poder ver completo.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ótima resenha Ângela!
    Ainda não li O Leitor, nem assisti ao filme... a história tem uma premissa interessante, mas não curto muito dramas, e não creio que ia conseguir ler um livro sem nenhuma ação! o.O Em todos os casos, talvez o filme eu assista um dia...
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  19. Esse livro aparenta ser ótimo, vou ver se leio também. Parabéns, pela ótima resenhas. :)


    Beijos; @Raah_Castroo
    http://vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Nunca li este livro. A julgar pelo filme deve ser ótimo, apesar de ser cansativo.mas como você mesmo disse, livro sem ação é complicado para ler ...

    Acho a Kate winslet ótima atriz e todo filme sobre Holocausto alguma atriz recebe Oscar. Hollywood gosta de explorar este tema e acho importante, pois nossa geração não consegue dimensionar o quanto foi horroroso A ascenção e os crimes cometidos pelos nazitas. Então , é sempre bom ter histórias que revisitem o tema mesmo em meio a cenas de romance.

    Beijos,
    Islayne

    ResponderExcluir
  21. Ei Angela, eu não vi nem li a história, até porque nunca soube do que se tratava... Mas agora fiquei muito curiosa, não sei se leria o livro, mas quero ao menos o filme.

    Beijs

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Nossa, acredita que nunca assisti esse filme? Já vi vários pedaços, sei a história, mas nunca realmente assisti do começo ao fim. Meus pais amam o filme, então pretendo um dia parar e realmente aproveitar a história!
    Já o livro...acho que não encaro não. SUHAUSUA
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. oi Angela,

    não assisti o filme ainda, mas tenho bastante curiosidade. Gosto da atuação dos atores principais e tenho a sensação de que vou gostar do enredo.
    beijos.

    ResponderExcluir
  24. Eu comecei a ver esse filme uma vez, mas não cheguei ao final hehehe Não curti muito não. Acho esses temas complicadíssimos.

    ResponderExcluir
  25. Fiquei com vontade assistir o filme, ótima dica, adorei a resenha :)
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  26. Já assistir ao filme,me emocionou muito. Pensei que o livro seria mil vezes melhor!

    Esperando sua visita:
    http://www.ideiaoquadrado.com

    Beijos ;)
    @WelenMedeiros

    ResponderExcluir
  27. É sempre bom ler e depois ver o filme..eu não sabia que tinha o livro. Não sei se me interessa tanto ver o filme, a temática não é uma de minhas favoritas, o mesmo vale para o livro..

    Bjs :D

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia ainda! :O
    Boa história...

    beijos

    ResponderExcluir
  29. Angela,

    Estou querendo ver o filme... Mas ando tão sem tempo!

    Bjs linda!

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Angela,

    Não assisto filmes, mas parace bem interessante né? Gostaria de ler o livro...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eu amo o filme e o livro. Acho os dois brilhantes. Uma pena que você não gostou tanto do livro.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Vi esse filme há um tempo e simplesmente adorei!
    Todos estão perfeitos

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  33. O filme me interessou bastante por ter o Ralph Fiennes e a Kate Winslet como protagonistas, eles são excelentes atores, ainda não o assisti pq quero ler livro primeiro.
    Abraços.
    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Assisti ao filme, mas não li o livro. Nossa, fiquei estarrecida com a decisão da Hanna. Não dá pra comentar, né? Spoiler. rsrs...

    É minha primeira visita aqui no blog, encontrei seu link no Estante Vertical, da Luara, que comentou aí em cima. ;) Amei tudo aqui, e a Colbie Caillat é muito show mesmo. Tô te seguindo!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir